quarta-feira, 30 de maio de 2007

XO: Nova interface?

Em marketing costuma-se dizer que "imagem é tudo". A OLPC vez por outra se utiliza desta máxima a seu favor. É visível isto no próprio nome escolhido inicialmente por Negroponte: "laptop de 100 dólares". Críticas e apoios à parte, a mim pareceu que não haveria nome mais esclarecedor que este. (afinal, o que significa num primeiro momento "XO"?). Porém, também não consigo imaginar um nome tão passível de críticas, seja pela ousadia, seja pela ideologia.
Outra ousadia da OLPC foi abandonar o paradigma iconográfico do "desktop com janelas" partindo para outros conceitos de navegação e usabilidade. As críticas sobre o Sugar serão eternas, acho, mas pode ser que os ânimos mais acirrados sejam amaciados com um "recall" na aparência simples, 2D e monocromática da interface orignal:

Esta é a aparência clássica do Sugar. Sem textos (para atender às diversas idades e línguas) e com poucos ícones e funções.
Não foram poucos os que criticaram um rompimento tão radical com o "padrão Windows", que até a comunidade de software livre tenta copiar


Sugestão para o novo conceito de interface.
O que muda é o layout das cores, o resto dos elementos e a experiência de navegação são exatamente as mesmas.
Com as cores novas o Sugar abandonaria a concepção 2D e "emularia" um ambiente 3D, obtido pelo uso de sombras e luzes nos ícones, logo e no fundo do ambiente.
Não é possível medir o impacto pedagógico deste novo visual, mas com certeza, para nós adultos, ele dá um ar de "modernidade" ao projeto da OLPC. Afinal, o Sugar passa a seguir as tendências estabelecidas e a ditadura do gosto à qual 90% dos usuários de PCs está acostumada.

Finalmente, aqui podemos ter uma idéia de como a nova interface fica no conceito atual de hardware.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Errata no último post

Retirei a menção que fiz no post abaixo sobre a Comsat. Jackson Sosa possui uma empresa com a razão social "COMSAT – COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRO ELETRÔNICOS LTda". Ela é só homônima da "Comsat Interational", grande provedora de serviços de satélite.

Fiz buscas na internet na hora do post para confirmar a informação e como não encontrei nada que corroborasse, apelei ao Peter Knight que às 18h de ontem soltou a informação correta.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Boas vindas à Encore Tecnologia do Brasil Ltda.

A Encore e a Telavo fecharam finalmente o acordo para a produção e montagem do Mobilis no Brasil. Digo "produção" porque os aparelhinhos terão mais funções e serão bem diferentes do que ora são fabricados na Índia.

Segue abaixo o texto que me foi enviado por Peter Knight, representante da Encore do Brasil:

"Vinay L. Deshpande, CEO da Encore Software de Bangalore, na Índia a e Jakson Sosa, Diretor Operacional da RF-Telavo vão dar uma entrevista às 16:30 no dia 29 de maio no CONIP São Paulo anunciando a Joint Venture Encore Tecnologia do Brasil Ltda. para a produção no Brasil e comercialização em América Latina e Caribe dos produtos Mobilis, SofComp e Simputer, computadores de baixíssimo custo que podem contribuir muito para inclusão digital. A Encore Tecnologia do Brasil e também realizará pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o mercado mundial com apoio de pesquisadores de grupos acadêmicos na Índia e no Brasil e os engenheiros das duas empresas.
O Mobílis é um dos três computadores sendo avaliados pelo programa Um Computador por Aluno (UCA) do Ministério da Educação e a Presidência da República. Seu preço atual é US$165 em lotes de um milhão e se espera que e preço cairá. O SofComp tem um preço de US$100 atualmente em lotes de um milhão e uma versão adaptada com receptores Wi-Fi e/ou Wi-Max e incluído num novo televisor digital ou set-top box (STB) que converte o sinal de TV digital em analógico, tornando qualquer TV em computador que pode ser ligado à Internet. O Simputer tem usos em microcrédito, e-governança, e-saúde e muitos usos comerciais. Tem o tamanho de um PDA. Todos os três computadores têm sistema operacional Linux. "
Um comentário: Não se trata apenas de um acordo para produção no Brasil de um produto indiano adpatado e ampliado para as necessidades locais. A Telavo é uma das empresas brasileiras responsáveis pela produção dos setup-box para a Televisão Digital Brasileira (SBTVD), seu Diretor Operacional Jackson Sosa, também é membro do Fórum nacional que discute a implantação do padrão de TV Digital.

Com certeza a Telavo é muito mais que um parceiro. Trata-se de um importante e experiente aliado para os objetivos da Encore de massificar seu produto e seu modelo de negócio.

Links relacionados:
http://www.ncoretec.com
http://www.tedbr.com/aliancas/encore_software.htm
http://www.telavo.com.br/rf/rf.html

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Encore ainda no jogo

A indiana Encore, fabricante do pequeno Mobilis, havia prometido montar fábrica no Brasil em abril, investindo para isso 3 milhões de reais. Seria uma forma de se satisfazer os defensores de equipamentos nacionais para o projeot UCA, mesmo que somente montados e a um custo bem superior que as grandes quantidades produzidas lá fora.

A Encore afirma que o projeto "Um Computador por Aluno", do Governo Federal, não é seu único objetivo. Haveria um mercado potencial em outros nichos que compensaria o investimento e o risco (alto por sinal) de ser preterido na escolha da plataforma oficial. Particularmente compartilho desta análise e a movimentação dos grades players (Intel, Dell, Asus, Quanta, etc...) ajuda a confirmar isso.

O fato é que a fábrica e, depois, o aluguel de um galpão e a parceria com um fabricante local, a Telavo - empresa tradicional, fabricante de antenas, transmissores e receptores domésticos de satélite, hoje também envolvida com os setup-box para a TV Digital Brasileira - eram previstos para abril. Nada aconteceu e tudo pareceu silenciar.

Felizmente a pequena Encore volta seus olhos novamente para o Brasil e, já capitalizada, irá mais uma vez (e espera que definitivamente) negociar com sua parceira Telavo nos próximos dias a produção do Mobilis.

Se tudo correr bem nas próximas semanas, teremos um Natal baseado na mobilidade...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Artigo sobre Relatos sobre Mobilidade e Educação

Converti um post daqui no artigo da última sexta no Dicas-L.

:.: Resumo :.:
O Jornal The New York Times, trouxe a poucos dias uma longa reportagem sobre a péssima experiência de algumas escolas americanas no uso de laptops tradicionais em sala de aula. neste artigo anallisamos outras
experiências que melhor contextualizam o uso da mobilidade no ensino formal e que tendem a reverter este impacto negativo da adoção de novas tecnologias pela escola.

RSS: http://www.Dicas-L.com.br/educacao_tecnologia/index.xml

Palestra na UNICAMP: "Learning Design: Conceitos e Práticas"

Learning Design: Conceitos e Práticas
Data: 17 de Maio de 2007

Local: Auditório do Centro de Computação da Unicamp
Horário: das 09h30 às 12h00
Inscreva-se no evento:
http://www.rau-tu.unicamp.br/seven/subscribe.php?e_type=lecture
O evento será transmitido através do site camera web
(http://www.cameraweb.unicamp.br/)

Descrição
Esta palestra aborda conceitos e práticas sobre o Learning Design, um
padrão aberto para planejamento do ensino definido pela especificação
IMS-LD, do Instructional Management System Global Learning Consortium.
Diferentemente dos esforços de padronização anteriores, este conjunto
de normas define uma complexa metodologia que visa inserir contextos
pedagógicos nos conteúdos para o ensino eletrônico, possibilitando sua
interpretação pelos sistemas de gerenciamento do ensino (LMSs –
Learning Management System). Sua abordagem inovadora melhora o suporte
em ambientes educacionais, especialmente em estruturas colaborativas e
em sistemas adaptáveis de ensino.

Sobre o Palestrante:
Jaime Balbino é técnico em eletrônica e pedagogo com especialização em
gestão e metodologias para educação a distância. Foi designer
instrucional da ProfSAT Tecnologia e Educação, uma TV Educativa
Corporativa Via-Satélite. Atualmente é Analista de Desenvolvimento na
mesma empresa, implementando sistemas de interação multimídia e apoio
à aprendizagem. Também é consultor em automação do ensino, colunista
do site Dicas-L e mantém um blog sobre mobilidade em educação
(http://mobeduc.blogspot.com). Acompanha o desenvolvimento do Learning
Design desde 2001.

Público Alvo:
Professores, monitores, alunos de graduação e pós-graduação e os
interessados em discussões sobre aprendizagem.

Duração
1 HORA e 30 MINUTOS de palestra e 30 MINUTOS de debate.

Acesso à Unicamp:
http://www.unicamp.br/unicamp/servicos/servicos_ends_acesso_unicamp.html
Localização do CCUEC:
http://www.ccuec.unicamp.br/institucional/imagens/mapa1.jpg

terça-feira, 8 de maio de 2007

Momento crítico

É... Parece que as iniciativas de mobilidade barata estão enfrentando suas maiores "provas de fogo" nestas últimas semanas.
O XO se vê "empacado" no sistema Sugar, desenvolvido pela Red Hat, ainda incapaz de promover a colaboração entre as crianças. E a Encore ainda não deu "as caras" no Brasil, com a sua prometida fabricação do Mobilis.
Enquanto isso a Intel anuncia mais uma vez a fabricação do seu Classmate. Como sua proposta é centralizada, como uma consultoria em educação em que o governo ou a escola compra toda a metodologia e tecnologia proprietária, não vejo esta como uma solução interessante, mesmo sob Linux.
Outros fabricantes anunciam produtos de baixo custo para o ano que vem, incluindo a Quanta, a Dell e a Asus. São equipamentos de uso geral que irão competir com outros produtos mais caros das próprias empresas. Esta variedade será benéfica para os consumidores, mas não acredito que acelere o desenvolvimento de soluções educacionais por si só.
O jeito é aguardar o desenlace desse embrólio.