quarta-feira, 18 de julho de 2007

"10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano"

Este é o título de um artigo que traz dez dicas simples para aumentar a quantidade e a qualidade da leitura. Vale a pena conferir.

O link foi retirado do blog Efetividade.net.

Fotos do 1o Encontro sobre Laptops na Educação

Estas fotos do 1o Encontro de Laptops na Educação foram feitas com um XO. Mais e melhores fotos do encontro feitas pelos organizadores estão aqui.

Uma visão distante do segundo encontro da manhã. Na mesa Peter Knight e os representantes da Intel falando sobre seus produtos: o Mobilis e o ClassMate.






A representante do Grupo de Trabalho UCA do Governo Federal fala sobre as diretrizes na primeira parte do encontro. Ao seu lado está o "cabelo" de David Cavallo.






Atrás da garrafinha de água está a Profa. Denise Vilardo, organizadora do encontro.









O Prof. Shara, especialista em redes sem-fio, após sua apresentação da tarde.









Parte da platéia durante a apresentação da tarde. David Cavallo está sentado próximo ao tripé da câmera.









Peter Knight, da Encore do Brasil e da e-Brasil fotografando o evento.









Mais algumas foto e o close de alguns XOs trazidos pela organização.









Mais alguns participantes, pesquisadores e professores já quase no final do encontro.

Paulo Freire e Papert

Em dezembro último, enquanto escrevia o artigo "OLPC: Um laboratório para cada criança" deparei-me com um material raro que facilmente poderia ter se perdido no emaranhado que a internet é. De fato, o link que indico no artigo para os vídeos do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert não está mais funcionando. O link fica na Universidade Federal da Paraíba, na sua multimidiática Biblioteca Paulo Freire. Mas desde aquela época o site se mostrava instável e com certeza não estava preparado para um tráfego intenso de visitantes.

Felizmente, nas semanas seguintes à publicação do artigo o vídeo ganhou grande notoriedade. O vídeo acabou replicado em vários lugares, mesmo que sem a mesma qualidade do vídeo origina, Ainda não é possível encontrar o vídeo no YouTube (dividido em pequenas partes de 10 minutos) mas o Site da Escola publicou as suas três partes numa qualidade aceitável.

Ao final do 1o Encontro sobre Laptops na Educação o Prof. Antonio Carlos deu um depoimento emocionado de como este vídeo mudou seu próprio projeto de mestrado e da relação que teve com sua trajetório no uso de software livre em educação. Parabéns Antonio Carlos e obrigado por relembrar o link!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Intel e OLPC finalmente unidas

Causou certa comoção o anúncio de uma parceria entre a OLPC e a Intel, depois dos dois lados terem travado ásperas trocas de acusação, como Negroponte chamando a estratégia de barateamento do ClassMate de dumping e a Intel afirmar que o seu projeto "também" é um projeto educacional, parodiando Negroponte.

Deixando as fofocas de lado, como as patrocinadas pelo Meio-Bit. Qualquer análise um pouco racional perceberá que as críticas, principalmente as da OLPC, se referiam à divisão inútil de esforço numa briga por fatias de mercado que tenderia a inviabilizar ambos os projetos, com prejuízos maiores para a OLPC, dado seu maior comprometimento, foco e objetivo.

A partir do momento que a Intel levanta a bandeira branca, faz sua mea-culpa e aceita discutir seriamente a disseminação dos laptops de baixo custo, deixando claro quais são seus interesses, não há porque brigar ou criticar mais.

Durante o 1o Encontro de Laptops Educacionais perguntei aos representantes da Intel que acabavam de fazer uma longa preleção sobre o ClassMate e as redes WiMax quais eram as intenções de convergência dessas tecnologias, incluindo o EEE da Asus e a nova plataforma MID, para equipamentos móveis.

Tentei ser o mais discreto possível, jogando muito verde. O resultado foi uma farta colheita, bem madura:

  1. Eles admitiram que o ClassMate é um "computador-conceito" que pode ser fabricado com todas ou partes de suas características por qualquer empresa interessada. Isto é, não veremos o ClassMate sendo comercializado, principalmente porque a tecnologia mais cara no qual é baseado (o Celeron) não é competitiva para este tipo de aparelho. Mas os softwares, tamanho, indicadores de resistência e sugestões de uso podem fazer parte de outros projetos educacionais.
  2. Sem discrição os dois representantes "torceram o nariz" para o EEE da Asus. Ele não tem nada a ver com o ClassMate e não foi baseado nele. No entanto ele é um produto voltado para mercados emergentes, que pode ser utilizado em educação e, principalmente, utilizará a plataforma Intel Mobile, seja ela qual for. Em resumo: é o tipo de parceria que a Intel gosta de fazer.
  3. O WiMax é peça fundamental e motor de todas as ações em mobilidade da Intel. O que parece interessar realmente à empresa é vender serviços móveis com esta tecnologia, da qual possui a patente. A nova plataforma MID, laptops educacionais e outros equipamentos móveis de uso geral apenas agregam valor à investida da Intel em ganhar este mercado - antes que outra tecnologia sem-fio melhor apareça.
Aqueles que acham estranho e até suspeito o ingresso da Intel na OLPC não percebem os movimentos que a empresa fez nos últimos anos e como ela está tentando se adaptar à nova realidade: A Intel simplesmente desistiu do mercado de dispositivos móveis, apesar do seu crescimento surpreendente e de ter sido um dos principais fornecedores de tecnologia ela simplesmente abandonou o filão porque os lucros eram pequenos e o nível de inovação baixo. Ela decidiu, sabiamente, se concentrar naquilo que faz melhor e lhe é mais rentável: desenvolver processadores e outras tecnologias de última geração, tão caras e avançadas que não podem ser embutidas em dispositivos móveis, que usam chips com mais de 10 anos de existência (o IPhone da Apple utiliza dois chips antigos para todas as suas funções).

Depois que a OLPC apareceu a Intel fez todos os movimentos para dar alguma resposta em um ramo que ela não queria ver desenvolvido. O Américo Damasceno chamou este mercado de "PC-BIC" em alusão à famosa e, principalmente, barata caneta esferográfica. Manter os computadores de baixo-custo presos ao nicho educacional é interessante, o problema é quando estas máquinas avançam sobre os mercados realmente rentáveis, como os escritórios e demais consumidores. Este, por sinal, é o objeitvo de projetos como o EEE da Asus e o Mobilis da Encore.

Quem recuou e aceitou o peso dos argumentos foi a Intel e não a OLPC. Se ela conseguir compatibilizar o XO com a rede WiMax já terá um ganho estratégico enorme. Além disso, passará a integrar um time de desenvolvedores e tecnologias com grande potencial de assimilação. Pensem comigo: o que seria da tecnologia da Rede Mesh se não fosse a OLPC?

O mais importante é para a OLPC é que a plataforma que ela passou mais de 3 anos desenvolvendo irá "conversar" com a nova plataforma móvel da Intel. Produtos, softwares e conectividade serão compatíveis. Isto é um ganho também enorme para ambos e, principalmente, para nós, usuários.

A foto acima é do primeiro protótipo não-comercial da nova plataforma Intel-MID. Maiores informações, em inglês, aqui.

Astronomia no XO

A câmera do XO pode ser utilizada para bater fotos, filmar e fazer videoconferência. O pessoal do Centro de Pesquisas da Nokia do Amazonas está adaptando um sistema VoIP chamado Collabora para a OLPC. O Prof. Schara disse em sua fala no 1o encontro sobre laptops na educação que já conseguiram rodar Skype no XO (sem vídeo, pois ainda não está disponível no Linux).

Bem, mas uma coisa que eu acho ainda mais interessante é que se pode desligar todos os controles de brilho, contraste e ganho da câmera, assim ela passa a funcionar como um sensor de ondas eletromagnéticas na faixa de freqüência em torno da luz visível.

E o que isso significa?

Bem, assim é possível utilizar o XO para medir a reflexão da luz em objetos. É este o processo, por exemplo, que os astrônomos utilizam para descobrir indiretamente os elementos químicos presentes numa estrela ou na atmosfera de um planeta, já que cada elemento químico deixa refletir uma faixa de luz bem específica.

Assim é possível fazer a análise espectrográfica de um corpo celeste ou, ainda, de outros substâncias próximas, como gases ou o próprio solo.

Aproveitei minha ida ao Rio de Janeiro este final de semana e trouxe emprestado o telescópio do meu irmão - um sonho de infância que estava empoeirando em um quartinho de sua casa. Ele é um modelo amadador feito no japão, creio que na década de 60, porém é bem mais preciso e "respeitável" do que os modelos chineses de uso geral que podem ser encontrados com facilidade hoje nos grandes magazines.

Minha idéia é retormar este hobby saldável, tirar algumas fotos com o XO e, finalmente, conseguir montar um espectroscópio com ele.

Fico espantado como todos os jovens de até 20 anos que encontro não sabem a composição das estrelas, o nome dos principais corpos em nossa abóbada e o mínimo de mecânica celeste.

A foto que ilustra este post foi retirada do endereço: http://www.cloudynights.com/. A diferença é que o modelo que consegui é cinza e não branco.

Se quiser ir mais longe e construir seu próprio telescópio com tubo de PVC vá aqui.

Mobilis em setembro!

Na sexta-feira antes do encontro recebi a notícia de que os entraves burocráticos haviam terminado e finalmente o Mobilis entrará em produção no Brasil até setembro.

Engraçado, pois achava que algumas poucas unidades para testes já haviam sido produzidas na fábrica do sul do país, para "aquecer" a linha de produção. Na verdade não há mais nenhum Mobilis no Brasil além dos 40 que estão em teste pelo projeto UCA.

A questão é que a legislação brasileira é muito complicada, para se aproveitar incentivos diversos deve-se acatar regras muitas vezes estranhas e defasadas. Por exemplo, o Mobilis já sair de fábrica pronto para receber a TV Digital Brasileira (que estréia em dezembro), mas os setup-box (conversores para a TVDB) só podem ser fabricados na Zona Franca de Manaus e não podem conter outros componentes. Só assim é possível aproveitar os incentivos fiscais que o governo está dando.

Na prática significa que o Mobilis pode ser fabricado no sul do país, mas o setup-box deve ser feito em Manaus, como um componente externo que se encaixa ao Mobilis. Fazer os dois juntos sai mais caro do que fazer os dois separados, em fábricas distantes milhares de quilômetros.

De qualquer maneira, em setembro (ou pelo menos antes do Natal) teremos o primeiro laptop/UMPC/sei lá... de baixo custo sendo produzido em larga escala. Num modelo único no mundo.

O pessoal da brasileira Telavo e da indiana Encore têm sido muito visionários para bancar esta brincadeira em meio a tantas dificuldades financeiras e burocráticas.

1o Encontro sobre laptops na educação

Aconteceu no último sábado, na Universidade Federal Fluminense (UFF), o 1o Encotro sobre Laptops na Educação. A programação estava muito boa e as pessoas que confirmaram presença também representavam o que há de mais significativo sobre o tema. Daí que não resisti e, de última hora, decidi sair de Campinas e ir até o Niterói participar também. Uma oportunidade extremamente rara de reunir tantos interesses convergentes.

Nasci e me criei em São Gonçalo, ao lado de Niterói, por isso também pude fazer uma visitinha rápida à casa de minha mãe, com direito a levar seu netinho para vê-la. A última vez que estive lá foi há 1 ano.

Mas voltando ao encontro: Ele foi encabeçado e brilhantemente conduzido pela Profa. Denise Vilardo, pedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Graham Bell, uma cooperativa de professores que fica no bairro do Maracanã, na cidade do Rio.

A primeira mesa, iniciada pouco depois da 10h, contou o Diretor da Faculdade de Engenharia da UFF (abertura), a Profa. Denise Vilardo, David Cavallo (OLPC) e Uma representante oficial do Grupo de Estudos do UCA (esqueci o nome da professora).

Ainda durante a mnhã outra mesa contou com Peter Knight representando a Encore do Brasil no lugar de Jackson Sosa (Telavo/Encore) e dois representantes da Intel. Desta vez foram apresentadas as experiências com o Mobilis e o ClassMate.

Após o almoço foi a vez do pessoal do LSI/USP falar do seu projeto piloto para o UCA em uma escola de São Paulo. Depois o Prof. Luis Schara deu uma verdadeira aula sobre redes wireless e sobre os testes realizados com a rede Mesh para o UCA.

Logo em seguida, para finalizar, Maria Helena Cautiero e Franklin Coelho apresentaram com enorme profundidade o projeto de Cidade Digital de Piraí. Impossível não ficar maravilhado com a revolução promovida por lá.

Ficou acertado um novo encontro para março de 2008, quando já tivermos efetivamente implantado mais laptops em escolas. Possivelmente este novo encontro fará parte de uma cúpula da União Européia que se realizará no Rio ou em São Paulo na mesma época.

Estiveram presentes mais de 50 pessoas. Praticamente todos participaram com perguntas, depoimentos, sugestões, desabatos, críticas e até poesia. A simplicidade e informalidade do encontro contrastaram com a complexidade e amplitude das ações que seus atores já promovem. Já participei de muitos eventos, mas nenhum com tanta sinergia como este.

Em outros posts trarei mais detalhes.

Links relacionados:
http://www.colegiogbell.com.br/esle/
http://laptopsnaescola.blogspot.com/

terça-feira, 10 de julho de 2007

EEE PC no garota sem fio.


Este é o eee PC 701, o micro de US$ 199 da Asus, em sua versão com Linux. Nesta tela ele está rodando o famoso programa de desenho para crianças TuxPaint.

Sinceramente não gosto do design deste micrinho, parece um laptop encolhido tanto quanto o ClassMate. O teclado é claramente retirado de um notebook comum, sem alterações nem na tecla com o logo do Windows, ao lado da barra de espaço.

O Blog Garota sem fio analisou o Linux da Xandros dele. E mais fotos desta análise aqui.

Avaliações do ClassMate

O ClassMate da Intel já está fora do páreo: é muito mais caro que qualquer concorrente atual ou futuro, não acrescenta inovações reais ao uso de laptops por crianças e está sendo preterido em favor do EEE da Asus.

Mas é interessante ler três análises bem recentes sobre o micrinho da Intel:

Em inglês, o site ArsDigita fez uma análise bem interessante do modelo com Linux (a foto acima foi retirada da artigo).

O André Felitti, do IDG Now, ficou com um Classmate por um dia e conta sua saga em seu blog.

O pessoal da Metassys, responsável por parte das soluções em Linux do ClassMate, publicou esta curta análise dos próprios produtos.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Convênio entre UNICAMP e Pedreira

A Unicamp fechou um convênio no dia 26 de junho último para o projeto Infovia, que visa extender o acesso a rede sem-fio a toda população de Pedreira.

Mais informações no portal Inova/Unicamp e no site Vermelho.com, do PCdoB.

Quase duas semanas com o XO

Já estou a quase duas semanas com o XO e tive pouco tempo iniciar um trabalho efetivo. a cerca de 4 dias nem olho para ele... Esta semana tive muito trabalho extra e dois clientes novos fechando pedidos de tutoriais e treinamentos que estavam em gestação a meses, mas sem fechamento de compromisso. No fim, tudo era "para ontem".

Para ter idéia de domingo para segunda e de ontem para hoje não dormi!

Por isso é que também abandonei este blog nos últimos dias. Nem tive tempo de pesquisar sobre a venda do Mobilis pela Polishop.

Aproveitei para deixar meu filho de 6 anos e seus colegas testarem o aparelho. Tendo a achar que não foram feitos para a idade deles...

Mas o pessoal da OLPC está certo, os aparelhinhos são à prova de crianças (children proof)!

Do (ótimo por sinal) site de Pedreira

Estou querendo visitar esta cidade. Tem um estradinha que liga meu distrito em Campinas até lá. A ponte tinha caído a alguns anos, mas acho que já concertaram.

"Pedreirenses já podem efetuar o pré cadastramento para utilização da internet através da Infovia.

A Prefeitura de Pedreira já está recebendo o pré cadastramento dos usuários interessados em se utilizar da internet, através da Infovia Municipal. Os interessados devem efetuar o pré cadastramento no Paço Municipal, na Praça Epitácio Pessoa, 3, de segunda a sexta feira, das 8h às 16h30m, no Setor de Tributação.
A primeira faixa, para usuários que se utilizarão até 100Kbps, ou seja, equivalente ao speed light, deverão ter os serviços liberados no mês de outubro vindouro. As demais faixas, que compreendem mais Kbps, os serviços estarão disponíveis até o final de 2007.
O pré cadastramento é importante, para que seja efetuado o mapeamento de demanda, o qual permitirá a implementação das células que vão alimentar estes usuários.
Antes da liberação, os usuários receberão todas as informações para adquirir, em lojas especializadas do Município, o kit que permitirá o acesso a este serviço."

Referência: Site da Prefeitura de Pedreira.

...e a população de Pedreira tem Internet de graça...

Um lugar que tem se mostrado um ótimo site para saber primeiro das últimas em termos de mobilidade e governo no Brasil é o TI&Governo.

Veja o que saiu publicado lá, datado de ontem, ficaria muito feliz se por acaso soubesse que o prefeito Hamilton Bernardes leu o artigo sobre cidades conectadas...

"Os moradores da cidade de Pedreira, interior de São Paulo, agora têm Internet banda-larga de graça. O prefeito Hamilton Bernardes Júnior autorizou, na semana passada, o uso da Infovia Municipal (uma rede de Internet de alta-velocidade, que interliga os órgãos da prefeitura). Em poucos dias, promete Hamilton, qualquer um dos 45 mil habitantes poderá acessar a infovia.
As antenas estão espalhadas pela cidade e já funcionam. No momento, oito técnicos responsáveis pelo gerenciamento da infovia cadastram os cidadãos interessados no serviço. De acordo com Hamilton, para acessar a infovia, o morador precisará instalar um kit composto de antena, cabos e placa de rede. Os kits serão vendidos nos estabelecimentos comerciais da cidade por R$ 150,00. Até agosto, diz Hamilton, o sinal da infovia cobrirá apenas o centro e os bairros periféricos da cidade. E até o final do ano, 100% de Pedreira estará iluminada pelo sinal das antenas de Infovia. Hamilton ainda não tem idéia de quantas pessoas usarão o serviço."

E o Mobilis ainda não chegou...

Para aqueles que estão desesperados com o atraso sugiro estas duas notícias não tão recentes mas que falam muito sobre as características do aparelhinho:

"A invasão dos computadores baratos", da Exame portuguesa.

"Sobre o Mobilis da Encore", do Zunkun lá do LEC da UFRGS. Ele conta de forma detalhada a chegada desses computaores para análise da parte gaúcha do UCA (que por sinal está mortinho da silva, provavelmente andam esquecidos da tal transparência...)