segunda-feira, 19 de março de 2007

Relatos práticos do uso da Mobilidade em Educação

O blog não oficial do projeto UCA publicou a experiência de uso da mobilidade em Maine/EUA.

Sugiro estes outros textos sobre o mesmo tema:

1. O britânico "Journal of Interactive Media in Education", em sua edição de dezembro/2005 fez vários relatos de experiência e análises do uso da mobilidade em educação na Inglaterra. Segue minha opinião sobre dois artigos que considero interessantes:
- "Should there be a future for Tablet PCs in schools?" - Há algumas
conclusões interessantes sobre motivação e potencial pedagógico, mas
eles se limitam a modelos equiparáveis aos laptops convencionais
(coisas de 1o mundo...). Mas não invalida a transposição para qualquer
sistema de custo menor que mantenha ou aprimore as características dos
equipamentos utilizados na pesquisa, já que ela faz uma abordagem
social e não técnica.
- "Mobile technologies: prospects for their use in learning in informal
science settings" - analisa cases do uso de tecnologia móvel e ensaia
uma "pedagogia na mobilidade". Interessante a citação de um trabalho
da Universidade de Helsink (instituição que já pesquisei em 2001 e que
produziu dois inovadores softwares: FLE3 e Synergeia). Vale a pena
conferir também este outro link.
A abordagem deles é puramente sócio-histórica, apoiada na linguagem e
no conhecimento como construções sociais coletivas. Os mais
piagetianos e liberais podem ter dificuldades ao querer reinterpretar
os conceitos mais básicos (já vi isso acontecer).
"Using Mobile Technology to Create Flexible Learning Contexts" -
Parece avançar mais que o outro texto na prática pedagógica, também
numa abordagem sócio-histórica.
Os demais textos também são interessantes e tratam outros aspectos igualmente relevantes como websemântica e impacto social.

2. Outro link que repasso é de uma pesquisa sobre a expectativa de uso da mobilidade por estudantes universitários italianos.
O artigo pode ser conferido aqui.
Sobre mobilidade e aprendizagem contextualizada, isto é, apresentação de conteúdos e serviços de acordo com o ambiente (contexto): "Contextualized Learning with Mobile Devices".

Nenhum comentário: