quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Destaques da OLPC (pra participar!)

Entre atrasos, ajustes e declarações mil a idéia de inclusão digital da OLPC vai se concretizando com a 1a encomenda concreta feita pelo Uruguai e com a iminência da produção em massa, mesmo que em número bem menor que o objetivo inicial de 5 milhões de unidades.

A questão é que os objetivos ideológicos da OLPC de certa forma foram alcançados: houve uma mudança de paradigma importante sobre o uso de computadores nas escolas, agora máquinas construídas especificamente para o ensino são consideradas viáveis. Essa não era a realidade há dois anos, quando o mercado móvel se limitava a celulares, notebooks convencionais e palms; a Intel e AMD abandonavam os chips para portáteis pela baixa lucratividade e as escolas eram consideradas consumidores menores, atrás de nichos como governos, empresas e consumidores finais. A OLPC também ajudou a derrubar o mito tecnológico do "mais é melhor", "enxugando" e otimizando o hardware e o software em benefício da usabilidade e do acesso amplo.

Mas ainda há coisas para fazer e talvez você possa ajudar:

- Tradução: uma nova plataforma chamada Poodle para auxiliar na tradução da interface e dos aplicativos foi ativada, qualquer um pode participar. Inscreva-se também na lista de discussão criada para este fim.

- Perguntas frequentes: um PHPMyFAQ foi ativado para a criar documentação. Pode-se participar categorizando temas, enviando perguntas ou criando perguntas já com as respostas. Também precisam de moderadores para os temas.

- Música: O Jamendo é um portal dedicado à divulgação do trabalho de artistas livres. Eles abriram um canal onde qualquer um pode postar playlists com músicas compatíveis com o público-alvo da OLPC. Estas músicas poderiam ser tocadas nos laptops. Outra condição é que o conteúdo esteja sob Creative Commons, isto é, permita o livre download, distribuição e uso, sem pendências jurídicas neste sentido. A qualidade dos trabalhos que já estão lá é surpreendente.

- Conteúdo: autores podem criar livros e outros materiais específicos para serem disponibilizados livremente nos laptops, também é possível liberar o uso de material já desenvolvido para outras plataformas. Aulas e cursos inteiros também podem ser liberados para uso no XO. A condição é que sua distribuição seja liberada nos termos do Creative Commons ou que os direitos já tenham caído em domínio público. Uma biblioteca de livros digitalizados que caíram em domínio público pode ser vista aqui. Se quiser criar ou adaptar conteúdos de sua autoria utilize o wiki do projeto ou crie seu próprio blog ou site, como neste exemplo para criação de material cartográfico para o XO.

- Aliás, o wiki e as listas de discussão ainda são as melhores formas de se participar.

Isto é apenas uma pequena parte do trabalho coletivo que está sendo feito. Tentei aqui destacar as atividades mais recentes, mais interessantes e mais gerais, todas voltadas de alguma forma à geração de conteúdo para profissionais de educação e para as crianças. Exclui aquelas que necessitam construção de partes novas, uso de equipamentos, programação, manipulação de hardware e software. São coisas que podemos de fato fazer nas horas vagas e que vão nos exigir no máximo um pouco de pesquisa, mas dentro do conhecimento que já dominamos e sobre trabalhos atuais ou que já realizamos.

Então o que estamos esperando? mãos a obra!

Nenhum comentário: