Atairu, ou "companheiro de viagem" em Tupi, é um ambiente virtual 3D para imersão (MMORG) tipo WordCraft e SecondLife. Como o Croquet, ele quer criar um ambiente colaborativo com foco educacional. O Atairu quer juntar o ambiente 3D com um sistema gerenciador de ensino (LMS).
Há ferramentas neste sentido hoje. Há programas que integram o SecondLife ao Moodle por meio de um plugin. É possível transitar entre um ambiente e outro e participar de chats e acompanhar a movimentação dos avatares, por exemplo.
O Crocret oferece recursos avançados para colaboração assíncrona e o ambiente em si - o que é muito mais do que tivemos já tivemos - mas a gerência formal do ensino não é seu forte.
Tenho dúvidas se aproximar um ambiente 3D de um LMS é o caminho, são tecnologias e vivências bem diferentes, as expectativas em cada um deles é singular. No entanto, um sistema para planejamento e administração do ensino em 3D é algo completamente diferente e bem-vindo.
Veja o vídeo de apresentação abaixo:
O Play2Lern é um projeto que cria um metaverso no SecondLife para treinamento em saúde.
O site do projeto é http://jeomm.unb.br/portal/
Há ferramentas neste sentido hoje. Há programas que integram o SecondLife ao Moodle por meio de um plugin. É possível transitar entre um ambiente e outro e participar de chats e acompanhar a movimentação dos avatares, por exemplo.
O Crocret oferece recursos avançados para colaboração assíncrona e o ambiente em si - o que é muito mais do que tivemos já tivemos - mas a gerência formal do ensino não é seu forte.
Tenho dúvidas se aproximar um ambiente 3D de um LMS é o caminho, são tecnologias e vivências bem diferentes, as expectativas em cada um deles é singular. No entanto, um sistema para planejamento e administração do ensino em 3D é algo completamente diferente e bem-vindo.
Veja o vídeo de apresentação abaixo:
O Play2Lern é um projeto que cria um metaverso no SecondLife para treinamento em saúde.
O site do projeto é http://jeomm.unb.br/portal/
A notícia foi publicada em O Velho
Powered by ScribeFire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário