quarta-feira, 30 de maio de 2007

XO: Nova interface?

Em marketing costuma-se dizer que "imagem é tudo". A OLPC vez por outra se utiliza desta máxima a seu favor. É visível isto no próprio nome escolhido inicialmente por Negroponte: "laptop de 100 dólares". Críticas e apoios à parte, a mim pareceu que não haveria nome mais esclarecedor que este. (afinal, o que significa num primeiro momento "XO"?). Porém, também não consigo imaginar um nome tão passível de críticas, seja pela ousadia, seja pela ideologia.
Outra ousadia da OLPC foi abandonar o paradigma iconográfico do "desktop com janelas" partindo para outros conceitos de navegação e usabilidade. As críticas sobre o Sugar serão eternas, acho, mas pode ser que os ânimos mais acirrados sejam amaciados com um "recall" na aparência simples, 2D e monocromática da interface orignal:

Esta é a aparência clássica do Sugar. Sem textos (para atender às diversas idades e línguas) e com poucos ícones e funções.
Não foram poucos os que criticaram um rompimento tão radical com o "padrão Windows", que até a comunidade de software livre tenta copiar


Sugestão para o novo conceito de interface.
O que muda é o layout das cores, o resto dos elementos e a experiência de navegação são exatamente as mesmas.
Com as cores novas o Sugar abandonaria a concepção 2D e "emularia" um ambiente 3D, obtido pelo uso de sombras e luzes nos ícones, logo e no fundo do ambiente.
Não é possível medir o impacto pedagógico deste novo visual, mas com certeza, para nós adultos, ele dá um ar de "modernidade" ao projeto da OLPC. Afinal, o Sugar passa a seguir as tendências estabelecidas e a ditadura do gosto à qual 90% dos usuários de PCs está acostumada.

Finalmente, aqui podemos ter uma idéia de como a nova interface fica no conceito atual de hardware.

Nenhum comentário: