quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Curso de estratégias para ambientes de ensino colaborativo

No último ano dediquei-me à divulgação de temas ligados à relaçãoentre tecnologia e educação, entre eles ensaios e palestras sobre olearning design (padrão internacional IMS-LD) e a mobilidade naeducação, em especial a defesa do modelo "1 para 1": uso pelascrianças em tempo integral de computadores portáteis no ensino regulare em outras atividades comunitárias.

Os principais textos e palestras sobre estes assuntos se encontram em http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia e em http://www.cameraweb.unicamp.br/.

Para este semestre gostaria de tratar de um outro tema que consideroextremamente importante e que ainda não foi abordado publicamente pormim: os novos paradigmas para a efetivação de um modelo de ensinocolaborativo, seus conceitos, estratégias, ferramentas e avaliação.Para desenvolver este tema pensei em elaborar um curso e aplicá-lo emvárias modalidades, de maneira a atender os diversos interessados.

O curso "Estratégias para ambientes de ensino colaborativo" está emfase de planejamento e é destinado a professores de escolas públicas eparticulares de todos os níveis de ensino e demais educadores nasmodalidades presencial, a distância e semi-presencial.

Será dada alguma ênfase ao ensino fundamental presencial, mas ametodologia se aplica aos outros níveis e modalidades da educação.O curso será oferecido de três maneiras diferentes:

  1. Como um workshop de 8 horas presenciais (em 1 dia) + 4 horasnão-presenciais para estudo e avaliação (12 horas totais). Este cursoestará disponível no início de fevereiro.
  2. Como um curso de extensão de 12 horas presenciais (em 3 encontros) + 18 horas não-presenciais para estudo, atividades e avaliação (30horas totais). Este curso ocorrerá no final de março.
  3. Como um curso de extensão em EAD de 6 horas tele-presenciais (em 4tele-conferências) + 24 horas não-presenciais para estudo, atividadese avaliação (30 horas totais). Este curso está previsto para o iníciode maio.

Trata-se do mesmo curso, mas com variações na abordagem e noaprofundamento do conteúdo. O workshop é destinado a grupos fechadoscomo escolas, faculdades e prefeituras. Enquanto os cursos de extensãosão abertos. No entanto, por questões de logística e custodificilmente o segundo curso semi-presencial será oferecido para alémdo estado de São Paulo.

Aquele que estiver interessado envie um e-mail para "jaimebalb@gmail.com" com o assunto/title "RE: Curso de estratégias emambientes de ensino colaborativo". Isto irá ajudar a avaliarestatísticamente o nível de interesse no tema e NÃO significa ainscrição ou pré-inscrição em quaisquer dos cursos.

Em breve divulgarei as ementas e outras informações, como os recursose as ferramentas utilizadas.
Agradeço a divulgação.

Nenhum comentário: