quarta-feira, 12 de março de 2008

Cameras fotográficas artesanais

Por princípio eu não gosto do Prêmio iBest que tem a pretensão de aferir a popularidade de sites brasileiros para a partir daí indicar os melhores da internet em cada categoria. Não o acho legal porque participar significa promovê-lo gratuitamente no seu site e para conseguir votar é preciso também preencher o e-mail do eleitor, o que automaticamente o inscreverá na mala-direta deles.

Essa auto-promoção às custas da espectativa de premiação de uma maioria sem chance é o que não me agrada. O próprio iBest passa a ser um dos sites mais visitados, inchado artificialmente pelas ramificações para o seu concurso e amplia enormemente sua lista de e-mails para envio de marketing-mail.

Se é para promover um serviço, prefiro aqueles com algum significado e os que são vias de mão dupla, como o Google AdSense.

Mas dou o braço a torcer que com o passar dos anos a qualidade do conteúdo da internet se diversificou e melhorou (uma coisa não necessariamente implica na outra - e vice-versa) e isso parece que está se refletindo no iBest. Na lista dos sites mais votados (que eu não visitava há anos) é possível agora ver novidades agradáveis e escapar do lugar comum.

Foi lá que encontrei um blog de tecnologia que não conhecia e que me fará companhia ao lado dos já notórios BR-Linux e O Velho.

O Digital Drops é um blog de tecnologia interessante, principalmente por se basear em fontes diferentes das minhas tradicionais conhecidas. É de lá que retiro a matéria sobre confecção de máquinas fotográficas artesanais ("pinhole" ou "buraco de agulha").

Conheci algumas experiências em escolas com este tipo de câmera, mas não com o e look deste site (em inglês).

As câmeras são muito criativas e possuem até um mecanismo para alimentação semi-automática com rolos de filme comum (as que eu conhecia só podiam ser alimentadas com um fotograma por vez).

O site disponibiliza os moldes para download e dá todas as instruções para construção.

Dá para um pai ou professor ensinar (e aprender) de forma divertida num curso de fotografia para crianças.

Outros links: Wikipedia, Tutorial em Português e este artigo sobre fotografia com pinhole em escolas.

Nenhum comentário: