quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tipos de atividades no XO

Os softwares no XO da OLPC são chamados de atividades. Uma característica comum em todas as atividades desenvolvidas para o XO é a colaboração. Este é um quesito tão forte do sistema que a maioria das atividades simplesmente não funciona bem sem que aja envolvimento entre duas ou mais crianças, com seus XOs conectados pela rede Mesh. Pode-se constatar que este modelo de educação em rede é mais importante para a OLPC que a garantia de acesso á internet.

Durante minha última palestra acabei pulando o detalhamento que faria dos softwares/atividades já disponíveis no XO. Segue abaixo um breve levantamento do que está disponível com base nos seus objetivos (e não nos programas em si):

O Sugar é a interface principal e o primeiro sistema a ser acessado pela criança/professor – Escrever, desenhar, compor/perceber música, criar, compartilhar, comunicar, colaborar, organizar, amadurecer, gravar, editar...

O MaMaMedia é uma criação de terceiro em parceria com a OLPC – História, animação, multimídia, criação colaborativa

O Etoys é uma variação da linguagem visual Squeak para crianças, permite literalmente construir qualquer coisa, o próprio professor pode criar facilmente atividades novas com base em uma estrutura visual de blocos de programação – Infinitas possibilidades!

E há também ferramentas de programação, criação, lógica.

No caso do Etoys, o XO inteiro poderia ser baseado unicamente nele, inclusive o sistema operacional. Digo isso para mostrar o potencial dessa linguagem pouco conhecida por educadores não só no Brasil.

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: