terça-feira, 23 de dezembro de 2008

600 mil XOs nas escolas do mundo hoje

Nicolas Negroponte, em entrevista à revista New Scientist, disse que já foram distribuídos 600 mil laptops educacionais pela fundação OLPC. Estes laptops estão nas mãos das crianças e sendo utilizados em salas de aula de países em desenvolvimento, como Uruguai, Peru, Ruanda e Camboja. Esta conta não inclui os equipamentos para teste, doados aos colaboradores e vendidos no programa de varejo G1G1.

Os números são mais modestos que os 5 milhões de laptops desejados no começo do projeto, há 3 anos, mas demonstram que o projeto segue firme e em bases mais realistas.

O impacto do uso intensivo destes laptops em sala de aula é pouco divulgado, mas no Uruguai, por exemplo, estes equipamentos serão incorporados em todas as classes até 2010, totalizando 400 mil alunos atendidos só neste país. O sistema de ensino uruguaio foi readaptado para esta nova realidade e espero em breve conseguir fazer uma análise mais detalhada desta experiência.

No Brasil, a OLPC desistiu de concorrer na compra de 150 mil laptops educacionais para o primeiro grande piloto do UCA, principalmente por ter tido dificuldades em cumprir todas as exigências da concorrência.

Outro link: Jornal O Pantaneiro

Nenhum comentário: