quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O perfil do laptop campeão


A imagem ao lado é do Novo Mobilis, o laptop vencedor do pregão do UCA.

Segundo a descrição feita no pregão, o laptop vem com aplicativos pedagógicos, design apropriado para estudo e pesquisa de professores e alunos, portabilidade (200 gramas), bateria de 8 horas com recarga de 50 minutos, tela touch screen e alternativa de uso de teclado tradicional.

Na foto ao lado temos o modelo "agenda" (mais claro) e o modelo "tradicional", encapado em borracha, com teclado e suporte. Tudo opcional, já que o produto é na verdade um tablet. Internamente os dois modelos são idênticos, mas não dá para saber qual deles foi oferecido ao MEC.

A tela ainda é sensível ao toque e substitui o teclado tradicional com vantagem na maioria das situações (menos na escrita de textos longos), a bateria tem uma durabilidade muito longa (8 a 10 horas) e ele pode vir com o receptor para TV Digital, que é um dos ramos principais de atuação da Comsat.

Outras caracteríticas:
- O processador é um RISC da Texas Instruments (TI OMAP2431 de 450MHz)
- Até 512MB de RAM e 4GB de SSD-HD
- Display de 7 polegadas
- Linux Mandriva
- 2 portas USB, caixa de som, etc...

Uma caracteristica do processador (e que deve ter influenciado sua escolha) é que ele permite codificar e decodificar em MPEG4/H264. Este é o formato de mídia mais avançado, que permite melhor compactação e qualidade. Este formato é utilizado na TV Digital Brasileira e sofreu críticas por necessitar de hardware específico para o processamento, ao contrário do MPEG2, utilizado na TV Digital da Europa e dos EUA, além dos DVDs.

A Comsat Tecnologia faz parte do mesmo grupo da Telavo, tradicional fabricante de transmissores analógicos e digitais para emissoras de TV e rádio e que agora está entrando no ramo de receptores para a TVDB, depois de desenvolver tecnologia própria. Há produtos interessantes nesta categoria no site.

Apesar de tecnicamente pronto, o novo Mobilis ainda não tem previsão de venda no varejo e nem preço definido. Ao vencer o pregão do UCA a Comsat pode estar concretizando uma estratégia para popularizar este aparelhinho, desencadeando sua produção em larga escala e definindo finalmente uma política de preço e e distribuição.

Outro link: Compare o novo Mobilis com o modelo original descrito neste artigo.

3 comentários:

Anônimo disse...

A imagem do Mobilis, que encabeça o seu artigo, no momento não está aparecendo.

Simão Pedro disse...

Prezado Jaime

tenho comigo o txt do edital e ñ vejo nele qqer refer explícita à exigência d arquitetura x86 p/os laptops concorrentes no pregão.

Da cópia q tenho comigo, enviada pelo MEC, consta, verbis,
8.1.2. Microprocessador
a)Somente serão aceitas soluções baseadas em processadores desenhados para a arquitetura de computadores móveis.

Será q lemos txts diferentes? :-)
[]s
Simão Pedro
BH,21.12.08

Jaime Balbino disse...

Você tem razão, prof. Simão. Não sei onde li que o x86 era exigido, mas com certeza não consta no edital. Talvez tenha sido algum comentário ou solicitação no site do pregão.
Como o Blogger não permite riscar palavras optei por apagar o parágrafo e manter seu comentário.