segunda-feira, 16 de julho de 2007

Astronomia no XO

A câmera do XO pode ser utilizada para bater fotos, filmar e fazer videoconferência. O pessoal do Centro de Pesquisas da Nokia do Amazonas está adaptando um sistema VoIP chamado Collabora para a OLPC. O Prof. Schara disse em sua fala no 1o encontro sobre laptops na educação que já conseguiram rodar Skype no XO (sem vídeo, pois ainda não está disponível no Linux).

Bem, mas uma coisa que eu acho ainda mais interessante é que se pode desligar todos os controles de brilho, contraste e ganho da câmera, assim ela passa a funcionar como um sensor de ondas eletromagnéticas na faixa de freqüência em torno da luz visível.

E o que isso significa?

Bem, assim é possível utilizar o XO para medir a reflexão da luz em objetos. É este o processo, por exemplo, que os astrônomos utilizam para descobrir indiretamente os elementos químicos presentes numa estrela ou na atmosfera de um planeta, já que cada elemento químico deixa refletir uma faixa de luz bem específica.

Assim é possível fazer a análise espectrográfica de um corpo celeste ou, ainda, de outros substâncias próximas, como gases ou o próprio solo.

Aproveitei minha ida ao Rio de Janeiro este final de semana e trouxe emprestado o telescópio do meu irmão - um sonho de infância que estava empoeirando em um quartinho de sua casa. Ele é um modelo amadador feito no japão, creio que na década de 60, porém é bem mais preciso e "respeitável" do que os modelos chineses de uso geral que podem ser encontrados com facilidade hoje nos grandes magazines.

Minha idéia é retormar este hobby saldável, tirar algumas fotos com o XO e, finalmente, conseguir montar um espectroscópio com ele.

Fico espantado como todos os jovens de até 20 anos que encontro não sabem a composição das estrelas, o nome dos principais corpos em nossa abóbada e o mínimo de mecânica celeste.

A foto que ilustra este post foi retirada do endereço: http://www.cloudynights.com/. A diferença é que o modelo que consegui é cinza e não branco.

Se quiser ir mais longe e construir seu próprio telescópio com tubo de PVC vá aqui.

Nenhum comentário: