segunda-feira, 16 de julho de 2007

1o Encontro sobre laptops na educação

Aconteceu no último sábado, na Universidade Federal Fluminense (UFF), o 1o Encotro sobre Laptops na Educação. A programação estava muito boa e as pessoas que confirmaram presença também representavam o que há de mais significativo sobre o tema. Daí que não resisti e, de última hora, decidi sair de Campinas e ir até o Niterói participar também. Uma oportunidade extremamente rara de reunir tantos interesses convergentes.

Nasci e me criei em São Gonçalo, ao lado de Niterói, por isso também pude fazer uma visitinha rápida à casa de minha mãe, com direito a levar seu netinho para vê-la. A última vez que estive lá foi há 1 ano.

Mas voltando ao encontro: Ele foi encabeçado e brilhantemente conduzido pela Profa. Denise Vilardo, pedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Graham Bell, uma cooperativa de professores que fica no bairro do Maracanã, na cidade do Rio.

A primeira mesa, iniciada pouco depois da 10h, contou o Diretor da Faculdade de Engenharia da UFF (abertura), a Profa. Denise Vilardo, David Cavallo (OLPC) e Uma representante oficial do Grupo de Estudos do UCA (esqueci o nome da professora).

Ainda durante a mnhã outra mesa contou com Peter Knight representando a Encore do Brasil no lugar de Jackson Sosa (Telavo/Encore) e dois representantes da Intel. Desta vez foram apresentadas as experiências com o Mobilis e o ClassMate.

Após o almoço foi a vez do pessoal do LSI/USP falar do seu projeto piloto para o UCA em uma escola de São Paulo. Depois o Prof. Luis Schara deu uma verdadeira aula sobre redes wireless e sobre os testes realizados com a rede Mesh para o UCA.

Logo em seguida, para finalizar, Maria Helena Cautiero e Franklin Coelho apresentaram com enorme profundidade o projeto de Cidade Digital de Piraí. Impossível não ficar maravilhado com a revolução promovida por lá.

Ficou acertado um novo encontro para março de 2008, quando já tivermos efetivamente implantado mais laptops em escolas. Possivelmente este novo encontro fará parte de uma cúpula da União Européia que se realizará no Rio ou em São Paulo na mesma época.

Estiveram presentes mais de 50 pessoas. Praticamente todos participaram com perguntas, depoimentos, sugestões, desabatos, críticas e até poesia. A simplicidade e informalidade do encontro contrastaram com a complexidade e amplitude das ações que seus atores já promovem. Já participei de muitos eventos, mas nenhum com tanta sinergia como este.

Em outros posts trarei mais detalhes.

Links relacionados:
http://www.colegiogbell.com.br/esle/
http://laptopsnaescola.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jaime,
Meu nome é Ricardo Neves, sou consultor em estratégia e inteligência de mercado, colunista da revista Época e autor. Meu mais recente lançamento é a trilogia Renascença Digita, da qual primeiro volume, intitulado Novo Mundo Digital acaba de ser lançado. Detalhes em meu site www.ricardoneves.com.br

Recentemente tomei conhecimento do trabalho sendo organizado pela professora Denise Vilardo. Noticei em meu blog o encontro de Niterói e gostaria de linkar seu relato ao meu blog www.ricardoneves.globolog.com.br. Pinte por lá :-)

Parabéns pelo seu blog.

Ricardo Neves

Jaime Balbino disse...

Esteja à vontade, Ricardo.

Pretendo colocar mais informações sobre o que aconteceu lá. Muitas vezes o relato pode aparecer dentro de outra análise, como aconteceu no caso da Intel+OLPC, acima.

O Blog da Profa. Denise deve conter as transcrições das falas e vídeos em breve.

PS: Eu NÃO sou professor da Unicamp. Formei-me lá, mantenho alguns vínculos de amizade, mas estou atuando exclusivamente na iniciativa privada há 3 anos.