quarta-feira, 18 de julho de 2007

Paulo Freire e Papert

Em dezembro último, enquanto escrevia o artigo "OLPC: Um laboratório para cada criança" deparei-me com um material raro que facilmente poderia ter se perdido no emaranhado que a internet é. De fato, o link que indico no artigo para os vídeos do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert não está mais funcionando. O link fica na Universidade Federal da Paraíba, na sua multimidiática Biblioteca Paulo Freire. Mas desde aquela época o site se mostrava instável e com certeza não estava preparado para um tráfego intenso de visitantes.

Felizmente, nas semanas seguintes à publicação do artigo o vídeo ganhou grande notoriedade. O vídeo acabou replicado em vários lugares, mesmo que sem a mesma qualidade do vídeo origina, Ainda não é possível encontrar o vídeo no YouTube (dividido em pequenas partes de 10 minutos) mas o Site da Escola publicou as suas três partes numa qualidade aceitável.

Ao final do 1o Encontro sobre Laptops na Educação o Prof. Antonio Carlos deu um depoimento emocionado de como este vídeo mudou seu próprio projeto de mestrado e da relação que teve com sua trajetório no uso de software livre em educação. Parabéns Antonio Carlos e obrigado por relembrar o link!

Nenhum comentário: