Foi aberta ontem a licitação, por meio de pregão eletrônico, do processo de compra de 150 mil laptops educacionais que serão utilizados pelos alunos de escolas públicas.
Eles viabilizarão a segunda etapa do projeot UCA (Um Computador por Aluno) do Governo Federal. Serão 300 escolas espalhadas pelo país, sendo que 5 municípios terão todas as escolas equipadas. A partir das conclusões desta etapa será avaliada a adoção em escala nacional de um modelo educacional "1 para 1".
O movimento brasileiro é diferente do uruguaio, que já decidiu equipar todas as suas escolas nos próximos anos.
O governo está disposto a pagar até US$ 300 por aparelho e exige que as máquinas rodem software livre, para permitir modificações e para baratear licenciamentos e royalties.
Fonte: Caderno Link do Estadão
Os concorrentes atuais são a OLPC, com o seu XO; a Intel (Positivo/CCE), com o ClassMate; e a Telavo/Encore, com o Mobilis. Mas é claro que novos concorrentes podem aparecer. A empresa vencedora deve oferecer, além dos aparelhos, 3 anos de suporte.
O resultado das propostas feitas ao pregão eletrônico sai no dia 18.
Não apurei ainda se o pregão é internacional, mas aparentemente a OLPC largaria na frente. O preço deles está em US$ 190 e poucas empresas tem condições de honrar a entrega de tantas unidades em tão pouco tempo. Mesmo a questão do suporte técnico, exigência da Lei de Licitações, parece já ter sido resolvido com uma parceria nacional, já que a OLPC não é uma "empresa" e não é a proposta dela fazer a manutenção em seus equipamentos. É claro que este item aumenta ligeiramente o preço por unidade.
Mas tenho a impressão que essa vantagem é só aparente, ao que parece esta não será uma vitória fácil para ninguém.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Brasil inicia 1a compra de laptops para alunos de escolas públicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário