quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Leilão reabriu mas ainda não houve acordo Positio x MEC

O pregoeiro no chat do pregão:
(20/12/2007 10:03:57) Bom dia! Comunico que o presente pregão continuará
suspenso, em razão da avaliação da Administração em relação ao certame
licitatório.

Isso significa somente que a Positivo está neste momento sentada com o MEC negociando uma maneira de oferecer o que o MEC pede. Oficialmente o preogeiro não sabe de nada e nem pode dizer o valor do tal "preço de referência", mas ao negociar diretamente com o comprador a Positivo já deve saber o que o valor que o governo está disposto a pagar.

A Positivo ganhou esse direito "VIP" ao vencer com o menor lance. Pelas regras (escritas ou veladas, não sei) ela pode agora discutir livremente com o comprador para tentar um acordo, já que o preço ainda está "muito acima", segundo o pregoeiro.

Teoricamente o governo poderia até fechar um acordo com ela aceitando um valor mais alto e se compromentendo a conseguir a isenção fiscal anunciada na véspera. Ou pode fazer um acordo informal que garanta a aprovação incondicional dos incentivos para a montagem no Brasil de acordo com o preço combinado, caso a Positivo opte mesmo por montar aqui os Classmate.

Agora vale tudo. A parte democrática do leilão já passou e foi muito bem cumprida. Estamos num momento menos nobre do processo onde chegar a um acordo é a única maneira de efetivar o leilão. Se a Positivo não oferecer um valor compatível com o "preço de referência" o leilão pode ser cancelado ou, se aprovado, nada irá garantir que a Positivo receba a diferença, porque não há dotação orçamentária prevista para este extra.

Nenhum comentário: