Em uma de suas últimas mensagens no chat do pregão ontem a Positivo citou que estava estudando ajustes no Processo Produtivo Básico (PPB). Isso significa claramente que ela está querendo montar as máquinas no Brasil para aproveitar a insenção fiscal.
O Processo Produtivo Básico envolve as etapas de produção/distribuição e é mapeado pelo governo tanto para a cobrança de impostos como para a concessão de benefícios fiscais.
Provavelmente até agora a Positivo esperava importar as máquinas e mudou de idéia para ganhar o leilão.
É importante frisar que o governo prometeu isenção fiscal para a importação de laptops educacionais na véspera do leilão, no entanto na abertura dos trabalhos do dia 18/12 o pregoeiro afirmou que essa promessa não poderia ser considerada e os lances deveriam conter a descriminação de todos os impostos. Com isso o preço unitário chegou a dobrar.
Leia a postagem da Positivo que demonstra a intenção de produzir no Brasil:
Fornecedor fala:
(19/12/2007 16:11:01) Sr. Pregoeiro, gostaríamos de enfatizar que o pregão foi muitíssimo disputado, com um número muito grande de lances. O projeto é extremamente complexo, num país de dimensões continentais, com 3 anos de garantia, instalação on site em todas as escolas, com desembalagem e configuração de servidor.
Fornecedor fala:
(19/12/2007 16:11:19) Por outro lado, o processo produtivo básico (PPB) exige uma série de contrapartidas dos produtores locais. Estamos analisando o que poderemos fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário