sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O laptop de US$ 100 na visão de uma criança

Traduzido por mim do site da BBC News:

Eu tinha regressado da Nigéria sem ter ficado totalmente convencido de que o computador portátil XO seria tão maravilhoso assim como ferramenta educacional tal qual seus criadores proclamam.

Eu senti que muito esforço era necessário através de uma forte pressão dos professores para que ele se tornasse bem mais que um brinquedo dispersivo para as crianças numa classe.

Mas Rufus mudou minha mente.

Sem a ajuda de seu pai, ele aprendeu muito mais sobre computadores do que sabia semanas antes, e o XO parece ser uma ferramenta mais criativa que os consoles de jogos que ocupam grande parte do seu tempo.

(...)

Vimos um monte de céticos atacando a idéia de computador portátil da OLPC em nada para respaldá-los além de outras teorias e opiniões. Agora é colocar-se ou calar-se. Se você realmente quiser saber se o portátil da OLPC terá sucesso como ferramenta educacional, então vá perguntar ao Rufus. Ele contará para você."

---

"O que uma criança inglesa faria com um laptop projetado para ajuar crianças de países em desenvolvimento? Rory Cellan-Jones colocou um XO em sua casa para descobrir.

No fim de novembro voltei da Nigéria com um dos modelos de teste do computador portátil XO.

O Computador, feito pela One Laptop per Child, é uma maquininha robusta desenhada para entreter e educar crianças enquanto permite-lhes aprender por si.

Eu sabia que só havia uma pessoa que poderia analisá-lo para mim.

(...)Ele tem nove anos, tem mais experincia com conseles de games que com computadores, e tem fortes opiniões sobre muitos outros assuntos.

"Parece divertido", foi seu único comentário, quando eu treguei o pequeno, verde e branco portátil, explicando que ele era o único filho no Reino Unido a ter um.

(...)

Tudo que eu fiz foi lhe dar o código de segurança para a nossa rede wireless doméstica para assim poder manter o XO on-line. O resto ele fez por si, como ele mesmo explica:

"Eu só observei-o trabalhar. Foi muito fácil. Ele nem sequer precisou de ajuda" Supresa, supresa, a sua primeira descoberta foi um jogo. "Eu encontrei Block Party. É como Tetris. Estou agora no nível 7".

Pensei que o meu jovem fanático por games ficasse preso lá, mas ele mudou. "Então eu descobri pintar. Você pode usar o lápis, alterar a textura, usar diferentes tamanhos de pincel".

Melhor ainda foi um programa de animação chamado Etoys.

"Esse é o meu favorito. Voce faz coisas. Você pode ver tutoriais e demos. Então voê pode fazer um novo projeto. Eu fiz um OVNI irado que você pode mover".

Mas Rufus disse que não é apenas jogar.

"Eu uso a calculadora - que pode ser bastante útil para somas. Você pode navegar pela internet. Você pode assistir e aprender coisas. Pode escrever coisas e ele também pode lembrár-lo daquilo que é útil".

O que um garoto de 9 anos precisa se lembrar? Perguntei-lhe.
"Coisas do natal". Ele disse, com um ar de mistério.

(...)





Nenhum comentário: