segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Uma visão literal dos XOs uruguaios

Esta é a tela que mostra a rede no XO que está comigo quando estou conectado à internet. Eu estou no centro, em amarelho. As bolinhas amarelas são as redes Mesh, incluindo o servidor da escola (elas aparecem sempre e não faz sentido, já que não estou perto de nenhum servidor).

A bolinha laranja é um roteador wireless encontrado, mas que não estou utilizando. A bolinha azul é outro roteador wireless, que eu estou utilizando para fazer esta conexão.

Os bonequinhos são outros XOs, no caso são crianças uruguaias que propagam sua conexão Mesh por uma conexão com a internet.

Os dois balões de desenho animado representam duas atividades de chat que estão compartilhadas. Infelizmente perdi outro screenshot que mostrava um chat compartilhado por 4 XOs. Neste caso os bonequinhos ficam em volta da atividade.

Não consegui contato direto com estes outros XOs e confesso que não me esforcei muito, já que a insistência atrapalharia o andamento das atividades locais.

Não consigo ver outros XOs que estão mais perto de mim, como os que estão em um piloto na periferia de São Paulo. Os motivos para isso podem ser vários:

  • Os XOs mais perto de mim não estão conectados à internet ou não possuem uma conexão permanente como a dos uruguaios
  • Estes outros XOs não estão com o sistema operacional atualizado
  • Um bug no meu aparelho que permite esse tipo de contato
  • Talvez minha identificação de fábrica permita esse contato
Acho que todas essas são alternativas válidas. Percebo que somos muito retissentes em oferecer acesso à internet e já soube de XOs doados ao projeto UCA que não tiveram seus sistemas atualizados, o que limita muito sua conectividade e desempenho.

PS: O XO não tira screenshots da tela por padrão. Seria sobrecarregar o sistema com um recurso muito específico. Para tirar esse screenshot tive de instalar o ImageMagick direto do repositório do Fedora-olpc com o comando "yum install ImageMagick", depois utilizei o comando "import nomedaimagem.png" no console de desenvolvimento. Apareceu um cursor em cruz que permite fotografar a tela inteira ou só uma parte dela.

Quando fui dar minha primeira palestra sobre o tema senti falta disso, já que não se pode ligar o XO diretamente em um projetor e a máquina virtual não funcionou em meu notebook para a imagem mais recente do sistema.

Um comentário:

José Antonio Rocha disse...

Cool! A dica de screenshot é fundamental para quem vai cobrir a implantação do UCA (se este for o aparelho escolhido).