quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Rede Mesh em ação

Consegui um screenshot mais interessante do que o postado em notícia anterior. Agora podemos ver as crianças trabalhando conjuntamente. No caso há três chats e uma aplicação web abertas e podemos ver claramente representados os XOs que estão participando da atividade, em tamanho menor. Se passarmos o mouse sobre os ícones saberemos seus nomes - mas a interface não fornce maiores informações sobre o perfil da criança.


Se clicarmos na atividade compartilhada participaremos também. Mas como disse não me sinto à vontade me intrometendo no trabalho em classe dessa escola, provavelmente, uruguaia.

Não sei se as atividades funcionam também pela internet, indo além da rede Mesh local e também não vejo grande necessidade disso. De qualquer maneira estou abrindo uma atividade compartilhada de chat com o nome: "Mobilidade e Educação" que ficará ativa até sexta-feira (07/12) para testar esta característica de colaboração pela internet.

Se você tem um XO "solitário" e quiser participar do teste precisa ter o sistema atualizado e também, é claro, de uma conexão wireless com a internet. O que eu estou usando é um B2 e está com a última versão de firmware (q2d03) e do sistema (os623). AVISO QUE ISTO ESTÁ ACIMA DAS RECOMENDAÇÕES DA OLPC. Eles sugerem o "os406.15", mas a estabilidade do último sistema estável compensam os inconvenientes (teclado um pouco diferente, falha na gerênciad e carga da bateria, etc...).

Para atualizar seu sistema siga as instruções em http://wiki.laptop.org, será necessário uma pendrive, de preferência uma Kingston. Qualquer dúvida pode me perguntar nos comentários deste post, mas lembre-se de que esta é uma operação de risco! Por isso leia TODA a documentação antes de realizá-la.

Provavelmente o sistema atualizado já irá direcioná-lo para o mesmo servidor que o meu (jabber.laptop.org) onde nos veremos através do Sugar.

A atividade estará disponível das 7:30h até as 16:00h do dia 07 de dezembro.

Nenhum comentário: