quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Como foi o pregão eletrônico

No pregão eletrônico (eu acho que leilão também é correto) num primeiro momento cada um apresenta sua proposta fechada e única. Depois que abrir as propostas o pregoeiro pode decidir encerrar o leilão com base na menor proposta ou abrir para lances livres. A segunda opção foi a escolhida porque todas as propostas ficaram acima do "preço de referência" que o pregoeiro tem e mantem em segredo.

O menor valor ofertado foi de 143 milhões de reais e, ficamos sabendo depois do encerramento dos lances, foi dado pela OLPC através da sua parceira SIMM. Entre as oito propostas inicialmente entregues teve uma que oferecia laptops Sony Vaio ou Acer por 2,25 bilhões de reais no lote de 150 mil!

Só lembrando, a licitação era para compra de 150 mil laptops educacionais com software livre, software para servidor, entrega em 300 pontos diferentes do país e suporte por 3 anos. Todas as propostas tiveram que incluir impostos mesmo com a perspectiva de isenção fiscal para importação nesta licitação. O pregoeiro foi bem claro neste ponto durante a abertura do pregão.

Ao que parece o "preço de referência" que o pregoeiro possui não contabiliza corretamente estes encargos que pode até dobrar o valor de produtos importados. TODOS os concorrentes pareciam dispostos a importar seus produtos.

Todos os concorrentes então puderam fazer quantos lances quisessem para tentar ultrapassar para menos o "preço de referência", mesmo sem saber exatamente qual é. O leilão acabou às 18h do primeiro dia sem que o pregoeiro se desse por satisfeito com o andamento dos lances. No chat do pregão ele deixou claro seu descontentamento com os valores ofertados.

No segundo dia o pregoeiro reabriu o pregão por mais duas horas, ao final das quais avisou que iria encerrar a fase de laces livres (que estava muito parada) às 11:47h, a partir desta hora o sistema iria escolher aleatoriamente um momento para encerrar a oferta de lances.

A partir daí começou uma enxurrada de lances mais consistentes e depois das 11:47h eles se intensificaram ainda mais. Foi neste momento que a SIMM/OLPC ofereceu seu último lance de 104,5 milhões de reais, seguida alguns minutos depois pela Digibrás e por fim a Positivo às 12:15:35h. A fase de lances foi encerrada pelo sistema neste momento, às 12:15h.

Talvez a SIMM/OLPC tivesse condições de oferecer ainda mais um lance se o sistema aleatório tivesse dado mais alguns minutos. Mas o fato é que foi uma disputa acirrada onde nenhum concorrente estava disposto a oferecer valores muito baixos que pudessem ser cobertos mesmo que com prejuízos. Ninguém quis arriscar muito e a Positivo foi mais ousada quando avançou mais rapidamente para patamares menores que que 100 milhões de reais.

Nenhum comentário: